domingo, 28 de junho de 2009

Amamentação

  • O relacionamento com a mãe é primordialmente qualitativo, ou seja, de fundamental valor, pois não importa apenas dar o seio e sim como o seio é dado, como as solicitações paralelas da criança sao atendidas, ou seja, não se está apenas incorporando o leite da mãe, mas também sua voz, seus embalos e carícias.

  • O bebê discrimina mais a mãe pelo cheiro e voz, do que pelo olhar, visto que o rosto humano só será discriminado ao 4º mês.

  • As carícias da mãe não só proporcionam intensa sensação de prazer, como também vão progressivamente dando à criança a configuração de seu próprio corpo, auxiliando desta forma a configuração do esquema corporal.

  • Com frequência, a ausência de aleitamento materno está correlacionada a problemas emocionais no desenvolvimento. Não é especificamente a falta de leite do seio que provoca estes problemas, mas por existirem, ao nível da mãe, distúrbios emocionais sérios, cujos sintomas implicam na rejeição do filho, assim o leite desaparece.

"AS ANGÚSTIAS INCONSCIENTES PODERÃO BLOQUEAR A
FORMAÇÃO DO LEITE"

  • O prazer que a mulher tem de dar o seio e a estimulação resultante das amamentações regulares constituem a base da manutenção do leite. As mulheres que evitam dar o seio, que o retiram ao 1º intervalo da criança, buscando alimentação complementar, são mulheres que em geral têm este desempenho como sintoma de uma rejeição inconsciente da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário