sexta-feira, 3 de julho de 2009

FASE GENITAL


Precedida pelo período de latência, a organização genital propriamente dita se instala na puberdade, quando as pulsões parciais estão definitivamente integradas sob a primazia genital específica de cada sexo. É o estágio final do desenvolvimento libidinal instintual.







Nos Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, Freud esclarece: "A diferença desta última reside apenas em que a concentração das pulsões parciais e sua subordinação ao primado da genitália não são conseguidas na infância, ou só o são de maneira muito incompleta. Assim, o estabelecimento desse primado a serviço da reprodução é a última fase por que passa a organização sexual." [ES, VII, CDROM]

Fixações e regressões podem estancar o desenvolvimento libidinal e interferir na primazia genital e no funcionamento genital adequado na vida adulta.


Esta fase inicia-se no fim do 4º ano de vida e vai até o fim da puberdade. (Zonas Erógenas Primárias, o Clitóris para a mulher e o Falo para o homem). Traços desta fase devem ser superados pela criança, para poder atingir a maturidade. O prazer se dá, para o menino, através da secreção, que é obtida pela fricção. Nesta Fase, segundo Freud, o Pênis representa o maior Valor Psicológico e Objetal. Daí advém na Menina, os Sentimentos de Castração. Já, o Menino, apresenta o Temor da Castração, em função do medo de perder algo que tanto valoriza.
Nesta fase, a Libido em geral, se direciona a um Objeto do Mundo Exterior, que é um dos pais, mais frequentemente, o do sexo oposto. A Agressividade dirige-se ao do mesmo sexo. Esta é a situação, do Complexo de Édipo.

Para Freud, a Fase Genital, compreende dois períodos:
a) da Latência.
b) Fálico.

As quais já abordamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário