sexta-feira, 3 de julho de 2009

Latência e sua Divisão

A fase de latência é um período em que interrompe o desenvolvimento sexual da criança, essa não exercita muito os impulsos sexuais por perder o interesse.

A criança usa a energia psíquica para fortalecer o seu ego, e logo depois, com o ego fortalecido e com o superego em desenvolvimento, a criança se volta para outras atividades, como amizade, jogos, escola e outros.

Caso a criança tenha passado pelas fases anteriores com aprazimento, os impulsos sexuais, nessa fase, serão ignorados por causa das novas motivações. Porém, quando os conflitos anteriores não são realizados com satisfação, o período de latência passa a ser de desordem, a criança fica irritada, nervosa, agressiva.

A fase de latência pode ser divida em dois períodos:

- dos cinco aos oitos anos – Os problemas edipianos estão à tona, a criança impede os impulsos eróticos e agressivos. Em seu momento de lazer e nas suas horas vagas utiliza rituais mágicos, simpatia e etc. Seria uma forma de consolidar o seu superego.

- dos oito aos dez anos – Nesse período a criança passa a ter menos conflitos, porque o seu superego já está estabilizado, com isso a criança passa a ser independe e está pronta para encarar a realidade. Nessa fase a criança torna-se mais justa, desenvolve a noção de equidade social, deseja que as outras crianças usufruam das mesmas vantagens que ela.




Keilla Costa
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário